O projeto Nossa Terra, Nossa Mãe: Projeto de Gestão Territorial Indígena Integrada tem como objetivo apoiar a gestão eficaz das Terras Indígenas (TIs) para a conservação da biodiversidade e o bem-estar das pessoas.
A área de atuação do projeto abrange cerca de 27 milhões de hectares, envolvendo 33 TIs de Roraima e 44 TIs do sul do Amazonas. São previstos o alcance de 4 resultados com a execução do projeto, ao longo de 60 meses. São eles:
Resultado 1. Maior capacidade dos Povos Indígenas e suas organizações representativas para monitorar e proteger territórios;
Resultado 2. Maior capacidade dos Povos Indígenas e das suas organizações representativas para participarem em cadeias de valor sustentáveis e inclusivas;
Resultado 3. Territórios e recursos naturais geridos de forma sustentável;
Resultado 4. Organizações e redes representativas dos Povos Indígenas com poderes para defender e exercer os seus direitos e proteger os seus territórios e o ambiente.
As ações de ITB se concentram nos Resultados 2 e 4
As ações do projeto tiveram início em dezembro de 2023 e serão finalizadas em novembro de 2028.
O projeto é financiado pela USAID, e executado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socioambiental (ITB) e a Operação Nativa Amazônica (OPAN).