Este projeto é uma parceria do Instituto Terra Brasilis em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL), Projeto PELD-NEFAU Pantanal, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Fazenda Alegria, Embrapa Pantanal e Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN).
O objetivo do projeto é contribuir com a redução dos incêndios florestais no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN) e sua zona de amortecimento, por meio da implantação de infraestrutura, criação e fortalecimento de brigadas voluntárias, engajamentos das propriedades lindeiras ao PEPRN, e implantação de uma sala de situação para detecção dos incêndiose planejamento operacional.
As ações do projeto foram iniciadas em novembro de 2024 e serão desenvolvidas em 12 meses, e envolvem os seguintes objetivos específicos:
1. Apoiar o Imasul na implantação da infraestrutura da sede do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN), contribuindo com as ações de prevenção, gestão e combate aos incêndios.
2. Equipar e capacitar brigadas voluntárias no núcleo de RPPNs que constituem o Mosaico de reservas privadas, fornecendo equipamentos, apoio logístico e pessoal, no coração da Nhecolândia, com potencial de apoio e irradiação da estrutura de proteção do bioma.
3. Atuar na implementação do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN) e sua zona de amortecimento, com foco nas questões de gênero e juventude.
4. Implantar uma “Sala de Situação” para manejo integrado do fogo na zona de amortecimento do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN).
O projeto tem o apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre – Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), tendo como Agência implementadora o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e como agência executora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).