Com foco na conservação da água da bacia do rio São Francisco, o Projeto Pato Aqui Água Acolá, nesta terceira fase, expandiu sua área de atuação para a região do entorno da Lagoa de Ibirité em atividades de Educação Ambiental para o uso sustentável da água como um bem comum.
Essa ampliação inclui os municípios de Ibirité, Betim e Sarzedo, em Minas Gerais. Embora não seja uma área de ocorrência do pato-mergulhão, ao desenvolver ações que promovam a conservação da água de uma determinada região, é possível contribuir para a preservação da água da bacia como um todo.
Assim, professores e alunos serão incentivados a buscar soluções para as questões sociais e ambientais, melhorando a qualidade de vida de todos. Nestas comunidades serão envolvidos e capacitados professores em circuitos de bate-papos tendo a água como tema central. Alunos do ensino fundamental participarão do circuito de oficinas da água desenvolvendo experimentos para enriquecer o aprendizado e alunos do ensino médio serão estimulados a voltar o olhar para a água na região em que vivem por meio da captação de vídeos sobre questões ambientais.