Conservar o meio ambiente também é coisa de criança
20/11/2019
Projeto Pato Aqui, Água Acolá realiza atividades de educação ambiental com crianças na região da Serra da Canastra
Quanto mais cedo os temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente forem apresentados para as crianças, maiores as chances delas se tornarem atuantes na conservação ambiental. Pensando nisso, o projeto Pato Aqui, Água Acolá criou a Campanha Horta nas Escolas, uma atividade que além de estimular alimentação saudável e sem agrotóxicos, também contribui para o aprendizado de uma forma prática que os alunos consigam alcançar.
Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto implantou hortas em quatro escolas rurais da região da Serra da Canastra/MG. Toda a criação das hortas, desde o preparo da terra até o cultivo das verduras e legumes, é feito sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta.
Aliado ao aprendizado prático das hortas, os alunos das escolas participaram de sensibilizações que discutiram temas como alimentação, sustentabilidade e ecologia, por meio da realização de palestras educativas, jogos e exibição de vídeos. As atividades proporcionam às crianças a prática da alimentação saudável, o conhecimento prático sobre o plantio e o cultivo de alimentos sem agrotóxicos, além de, por meio dos conceitos de educação ambiental aprendidos, serem estimulados a preservarem o meio ambiente.
As hortaliças produzidas são colhidas e utilizadas no preparo das refeições dos alunos, permitindo o consumo de alimentos frescos e de boa qualidade, contribuindo para a melhoria na merenda das escolas.
História em quadrinhos com pato-mergulhão leva diversão e aprendizado para crianças
O projeto Pato Aqui, Água Acolá está distribuindo mais de dois mil gibis da Turma do Cerrado com a história ‘Pato-mergulhão – o guardião das águas’ para alunos de escolas da região da Serra da Canastra.
A história em quadrinhos é voltada para o público infantil e pretende sensibilizar as crianças de maneira lúdica e educativa sobre as riquezas e ameaças ao Cerrado e ao pato-mergulhão. A espécie é muito exigente quanto à qualidade do ambiente em que vive, por isso é considerado um indicador da qualidade ambiental e foi reconhecido oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente como ave símbolo das águas brasileiras.
Os gibis têm criação e desenhos do artista Ribamar Araújo e realização da Fundação Mais Cerrado, com apoio da Nature and Culture International (NCI), do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Terra Brasilis.