Conservar o meio ambiente também é coisa de criança

 

20/11/2019

Projeto Pato Aqui, Água Acolá realiza atividades de educação ambiental com crianças na região da Serra da Canastra

Horta na escola 2Quanto mais cedo os temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente forem apresentados para as crianças, maiores as chances delas se tornarem atuantes na conservação ambiental. Pensando nisso, o projeto Pato Aqui, Água Acolá criou a Campanha Horta nas Escolas, uma atividade que além de estimular alimentação saudável e sem agrotóxicos, também contribui para o aprendizado de uma forma prática que os alunos consigam alcançar. 

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto implantou hortas em quatro escolas rurais da região da Serra da Canastra/MG. Toda a criação das hortas, desde o preparo da terra até o cultivo das verduras e legumes, é feito sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta.

Aliado ao aprendizado prático das hortas, os alunos das escolas participaram de sensibilizações que discutiram temas como alimentação, sustentabilidade e ecologia, por meio da realização de palestras educativas, jogos e exibição de vídeos. As atividades proporcionam às crianças a prática da alimentação saudável, o conhecimento prático sobre o plantio e o cultivo de alimentos sem agrotóxicos, além de, por meio dos conceitos de educação ambiental aprendidos, serem estimulados a preservarem o meio ambiente.

As hortaliças produzidas são colhidas e utilizadas no preparo das refeições dos alunos, permitindo o consumo de alimentos frescos e de boa qualidade, contribuindo para a melhoria na merenda das escolas.

História em quadrinhos com pato-mergulhão leva diversão e aprendizado para crianças

42631149 1037040089802989 1388842168390516736 oO projeto Pato Aqui, Água Acolá está distribuindo mais de dois mil gibis da Turma do Cerrado com a história ‘Pato-mergulhão – o guardião das águas’ para alunos de escolas da região da Serra da Canastra. 

A história em quadrinhos é voltada para o público infantil e pretende sensibilizar as crianças de maneira lúdica e educativa sobre as riquezas e ameaças ao Cerrado e ao pato-mergulhão. A espécie é muito exigente quanto à qualidade do ambiente em que vive, por isso é considerado um indicador da qualidade ambiental e foi reconhecido oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente como ave símbolo das águas brasileiras.

Os gibis têm criação e desenhos do artista Ribamar Araújo e realização da Fundação Mais Cerrado, com apoio da Nature and Culture International (NCI), do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Terra Brasilis.