Programa Pato-Megulhão

Atividades de sensibilização, mobilização e educação ambiental

‘Procura-se Vivo’:Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a ocorrência e a distribuição do Pato-mergulhão na região da Serra da Canastra e sensibilizar as pessoas das comunidades locais e visitantes sobre a importância da sua proteção, foi desenvolvida uma campanha com o tema “Procura-se Vivo”. Como peças de divulgação, incentivando um hábito local, foram utilizados calendários de parede para os moradores das zonas urbana e rural e folhetos educativos para a comunidade escolar e para o setor de turismo.

Campanha ‘Decisão Consciente’: Direcionada aos tomadores de decisão dos órgãos responsáveis pelos licenciamentos ambientais de empreendimentos na região da Serra da Canastra, essa campanha tem como objetivo apresentar os principais resultados alcançados até agora com as pesquisas sobre o Pato-mergulhão e sua importância como sinalizador de qualidade de vida, e sensibilizar sobre a necessidade de se levar em consideração os impactos ambientais que possam afetar a sobrevivência dessa espécie ameaçada de extinção.

Centro de Educação Ambiental: Instalado em São Roque de Minas (2007 a 2010), o Centro de Educação Ambiental levou para a comunidade local uma série de atividades que incentivavam o conhecimento e o envolvimento de todos na conservação da biodiversidade, no uso solidário dos recursos hídricos e na adoção de práticas ambientais sustentáveis.

A programação, gratuita, incluiu palestras, oficinas, bate-papos, concursos, dinâmicas, exposições fotográficas, jogos e diversas outras atividades, sempre ambientadas para atender aos mais diversos públicos.

Exposição Itinerante e Apresentação Teatral:exposição itinerante (2005/2006), direcionada à comunidade escolar, apresenta a importância da água e dos recursos naturais na manutenção da qualidade de vida dos moradores, tendo o pato-mergulhão como indicador de qualidade ambiental. No formato de apresentação teatral, um ator caracterizado de pato-mergulhão interage com o público de forma divertida e repassa o conteúdo temático, tais como a utilização responsável da água, as queimadas, o papel da mata ciliar e a proteção das nascentes, o desmatamento e a erosão do solo. Essa ação ocorreu em todas as escolas urbanas e rurais dos municípios de São Roque de Minas e Vargem Bonita, atingindo o total de 1.334 alunos.

Capacitação de Professores: Com o objetivo de incentivar a sensibilização dos mais jovens sobre as questões ambientais locais, foi elaborado um livro sobre educação ambiental e aplicado um curso de formação continuada para os profissionais do ensino fundamental e médio que atuam nas escolas da região da Serra da Canastra.