Programa Pato-Megulhão
O Programa Pato-mergulhão tem três eixos principais de atuação:
Pesquisa científica e monitoramento do pato-mergulhão - com o objetivo de preencher lacunas importantes sobre a biologia da espécie, são realizadas pesquisas que possam subsidiar medidas de proteção e de manejo para a sua conservação. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição e áreas de ocorrência do Pato-mergulhão, assim como estudos sobre aspectos comportamentais, biologia reprodutiva, territorialidade e dispersão dos filhotes, dentre outros.
Atividades de sensibilização, mobilização e educação ambiental - Por ser uma espécie carismática, o pato-mergulhão tem sido utilizado com grande sucesso como bandeira nas campanhas de sensibilização relacionadas à
Promoção de melhores práticas de uso da terra – A poluição e o assoreamento dos rios - quase sempre provenientes do manejo inadequado do solo e da utilização de práticas agropecuárias ambientalmente impactantes - são ameaças à sobrevivência do pato-mergulhão pela alteração de seu hábitat, as águas limpas e transparentes. Com o objetivo minimizar essas ameaças, são desenvolvidas ações que promovam as melhores práticas de uso da terra junto ao produtor rural.
O Programa Pato-mergulhão atua também junto às políticas públicas, seja colaborando diretamente na elaboração e implementação do Plano de Ação para Conservação da Espécie (PAN Pato-mergulhão) ou na gestão junto aos tomadores de decisão, para municia-los sobre o status de conservação e as exigências ambientais da espécie, que devem ser consideradas como relevantes quando da implantação de empreendimentos impactantes na região de ocorrência do Pato-mergulhão.
