livro patomergulhao

Projeto Pato Aqui, Água Acolá lança livro ‘O pato-mergulhão na Serra da Canastra: Um dos seus últimos refúgios’

11/12/2019

Desde 2001, o Instituto Terra Brasilis se dedica à conservação do pato-mergulhão na região da Serra da Canastra e durante esses 18 anos acumulou um vasto conhecimento sobre a espécie, uma das aves aquáticas mais ameaçadas de que se tem notícia. A trajetória desse trabalho virou o livro ‘O pato-mergulhão na Serra da Canastra: Um dos seus últimos refúgios’, que acaba de ser lançado pelo Projeto Pato Aqui, Água Acolá, que conta com o patrocínio da Petrobras. O livro, que conta a história do pato-mergulhão na Serra da Canastra, traz cerca de 120 imagens da espécie e de paisagens da região produzidas pelo fotógrafo, Adriano Gambarini, que durante vários anos documentou essa espécie rara e arisca.

O pato-mergulhão depende de água limpa para viver, sua presença demonstra a qualidade do ambiente onde é encontrado e por isso é um bioindicador. Ambientes conservados estão cada vez mais raros, como o pato-mergulhão. Sensibilizar os leitores quanto a essa grave situação da espécie e dos ambientes naturais é um dos grandes objetivos desse livro. “Precisamos unir esforços para salvar essa ave da extinção e lembrar que preservar o pato-mergulhão é também essencial para a nossa sobrevivência, pois somos tão dependentes de água limpa quanto ele”, destaca Flávia Ribeiro, bióloga do Projeto Pato Aqui, Água Acolá e uma das autoras do livro.

- O pato-mergulhão na Serra da Canastra: Um dos seus últimos refúgios/ The Brazilian Merganser in the Serra da Canastra: One of its last remaining sanctuaries
De Flávia Ribeiro, Lívia Vanucci Lins, Sônia Rigueira. Instituto Terra Brasilis, 208 páginas

Compartilhar