Circuito de Oficinas da Água

Projeto Pato Aqui, Água Acolá promove atividades de educação ambiental para alunos da região da Lagoa de Ibirité

26/07/2019

Entre os meses de abril e julho, o projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu o Circuito de Oficinas da Água para mais de 500 alunos do 6º ano de seis escolas públicas da região da Lagoa de Ibirité. Foram realizadas três oficinas que trabalharam diferentes temáticas do conteúdo de ciências do 6º ano do ensino fundamental. Dentre os temas, foi dado destaque à água e outros relacionados, como o solo e a biodiversidade.

As oficinas são aulas práticas que reforçam os conceitos ambientais aprendidos em sala de aula. Por serem mais dinâmicas e interativas, essas práticas ajudam o aluno a fixar melhor o conteúdo e relacionar os conceitos aprendidos com aquilo que eles percebem em seu cotidiano. “Isso deixa a ciência mais palpável e incentiva os alunos a se tornarem mais observadores, críticos e curiosos, ou seja: pessoas que querem saber por que e como as coisas funcionam”, analisa Ingrid Rodrigues, educadora ambiental do Projeto Pato Aqui, Água Acolá.

A primeira atividade do circuito aconteceu nos meses de abril e maio e os alunos puderam aprender sobre a importância da vegetação para manter a boa qualidade da água. Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, a educadora ambiental deu uma aula prática e buscou exemplos de córregos e nascentes da região, que são conhecidos por eles. Além disso, os alunos foram convidados a construir um boneco ecológico para reforçar o aprendizado. De forma lúdica, os alunos aprenderam como plantar e terão a oportunidade de cuidar de uma planta, relacionando a importância da água com o desenvolvimento do boneco construído por eles.

No segundo encontro, realizado no mês de junho, o projeto elaborou um jogo para as crianças aprenderem a cuidar do planeta de forma divertida. O jogo abordou temas como reciclagem, sustentabilidade, água e lixo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre ações pessoais, locais e globais, que podem auxiliar ou prejudicar a qualidade do meio ambiente.

Agora em julho, aconteceu a terceira oficina, na qual os alunos foram estimulados a revisitar o bairro em que vivem de forma crítica e questionadora. Para isso os alunos foram convidados a desenhar em um cartaz um ‘mapa’ com as ruas, o comércio, as escolas, o posto de saúde e outros locais que julgaram importantes. Além da construção do mapa, eles registraram no cartaz, por meio de desenhos e frases, soluções que possam melhorar a qualidade da água dos córregos e nascentes da região. 

O Projeto Pato Aqui, Água Acolá é realizado pelo Instituto Terra Brasilis e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

circuito oficinas alunos 2     circuito oficinas alunos 1     circuito oficinas alunos 1