Pesquisadores de vários estados do Brasil se reúnem em Itatiba/SP para traçar estratégias para a conservação do pato-mergulhão

 

03/12/2018

Entre os dias 27 e 29 de novembro, pesquisadores do projeto Pato Aqui, Água Acolá patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou da oficina de monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Pato-mergulhão, em Itatiba, São Paulo. Coordenada pelo ICMBio, a oficina contou com a participação de pesquisadores, especialistas e representantes da sociedade civil, instituições públicas e setor privado.

Um dos pontos importantes da oficina foi a conclusão da modelagem de distribuição do pato-mergulhão e a importância dessa ferramenta para dar suporte nas decisões para a conservação da espécie. Além disso, foram discutidos os desafios e estratégias do Programa de Cativeiro do Pato-mergulhão, com a definição dos protocolos a serem desenvolvidos visando a manutenção da espécie em cativeiro, como a coleta de material biológico, as análises genética e a reintrodução do pato-mergulhão na natureza. Durante o evento, os participantes fizeram uma visita ao Zooparque Itatiba, onde estão os patos-mergulhões mantidos em cativeiro.     

pan 2018 1      pan 2018 3      pan 2018 2