Um olhar sobre a água

Alunos produzem vídeos sobre a região da Lagoa de Ibirité

28/11/2018

Com a popularização dos smartphones, produzir vídeos com o celular ficou comum entre os jovens. Pensando nisso, o Projeto Pato Aqui, Água Acolá promoveu a atividade 'Oficina de Vídeo - Um olhar sobre a água' que propôs para alunos de escolas públicas a produção de vídeos com o celular sobre as questões ambientais presentes na região em que vivem, com foco especial na água. Mais de 400 alunos do 1º ano do ensino médio de três escolas da região participaram da atividade.

Além de atividades de sensibilização sobre a água, os alunos também participaram de oficinas de capacitação técnica com o fotógrafo Adriano Gambarini e o videomaker Duane Cartaxo. Os alunos puderam aprender sobre técnicas de filmagem, construção e captação de imagens, elaboração de roteiros, produção e edição de vídeos. 

43 vídeos sobre diferentes temas relacionados à água foram produzidos pelos alunos, retratando a importância da água, a poluição, o desperdício e as atitudes que promovem o cuidado e conservação desse recurso. A partir desses vídeos foram selecionadas as melhores cenas para construir um filme curto que retrata o olhar dos alunos sobre a água da região da Lagoa de Ibirité.  

“Essa atividade, por estimular a criatividade e o olhar crítico, contribuiu para envolver os alunos no cuidado e valorização da água. Além disso, foi uma oportunidade dos alunos terem contato com técnicas de audiovisual, enriquecendo ainda mais o aprendizado”, analisa Bruna Martins, educadora ambiental do Projeto.

Clique aqui para assisitir ao filme construído a partir dos vídeos enviados pelo alunos.

 olhar agua 1   olhar agua 2   olhar agua 4

 olhar agua 6   olhar agua 5  olhar agua 3