O Instituto Terra Brasilis é uma entidade não governamental, sem fins econômicos, fundada em 1998, cuja missão é promover a conservação e o uso responsável do patrimônio natural e cultural brasileiro, a partir de fundamentos técnico-científicos, tendo como princípios básicos a ética e o compromisso socioambiental.

O Terra Brasilis trabalha na concepção, gestão, coordenação ou promoção de atividades que busquem conciliar a conservação dos recursos naturais com o desenvolvimento socioeconômico nos diversos ecossistemas brasileiros. Entre as principais linhas de atuação destacam-se: a conservação da biodiversidade, a educação e comunicação, a criação e gestão de áreas protegidas, o uso sustentado de recursos naturais e políticas públicas.

Desde sua fundação, o Instituto já desenvolveu mais de 80 projetos distintos em várias partes do país, com ênfase no estado de Minas Gerais. Em vista da relevância da região da Serra da Canastra para a sobrevivência e manutenção em longo prazo do pato-mergulhão e de seu papel estratégico em relação à conservação dos recursos hídricos, o Instituto Terra Brasilis vem desenvolvendo ações voltadas à proteção da espécie desde 2001 na região, acumulando considerável experiência junto à comunidade e parceiros locais.