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Pesquisadores do projeto Pato Aqui, Água Acolá participam de campanha de captura do pato-mergulhão na Chapada dos Veadeiros

14/03/2019

No mês de fevereiro, Flávia Ribeiro e Wellington Viana, biólogos do projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobras, participaram de campanha de captura e marcação do pato-mergulhão na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A equipe do projeto foi convidada a participar devido à experiência do Instituto Terra Brasilis no desenvolvimento de estudos biológicos do pato-mergulhão na região da Serra da Canastra. Desde 2008, o Instituto realiza campanhas de captura e marcação do pato-mergulhão nessa região. Até o momento 56 indivíduos, dentre adultos e jovens, foram capturados e marcados com anilhas, sendo que dessas aves, 24 também receberam rádios transmissores.

Durante quatro dias, os pesquisadores percorreram cursos d’água da Chapada dos Veadeiros e realizaram os procedimentos para tentativa de captura, como localização das aves e instalação da rede.

“Embora não tenha sido possível realizar a captura devido às chuvas intensas e aumento do volume e turbidez dos rios, quando, em geral, as aves buscam por tributários de águas claras, a troca de experiência entre os profissionais foi extremamente valiosa e contribuirá para futuras campanhas de captura e marcação”, destaca Flávia Ribeiro.

Essa campanha faz parte do projeto “Evitando a Extinção do Pato-mergulhão no Corredor Veadeiros - Pouso Alto - Kalunga” que é desenvolvido pelo Instituto Amada Terra na Chapada dos Veadeiros, sob a coordenação da pesquisadora Gislaine Disconzi e do coordenador de campo Fernando Previdente. A coordenadora do Plano de Ação Nacional do Pato-mergulhão, Rita Surrage (CEMAVE/ICMBio) também participou da ação.

O Projeto Pato Aqui, Água Acolá é realizado pelo Instituto Terra Brasilis e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

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Procura-se Vivo

13/03/2019

Campanha ‘Procura-se vivo’ busca aliados na conservação do pato-mergulhão

A equipe do Projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobras, está visitando escolas, propriedades rurais, pousadas e diversos estabelecimentos da região da Serra da Canastra. As visitas fazem parte da Campanha Procura-se Vivo que tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a ocorrência e a distribuição do pato-mergulhão na região e sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação da biodiversidade e recursos naturais, em especial do pato-mergulhão e da água.

Durante as visitas, as pessoas recebem um calendário ambiental com fotos do pato-mergulhão, paisagens da Serra da Canastra e informações sobre a espécie. Além disso, o material contém os contatos do projeto para que as pessoas possam enviar informações de alguma observação ou registro do pato-mergulhão.

“Essas visitas são uma oportunidade de conversar diretamente com a comunidade e trocar informações sobre a observação do pato-mergulhão, além de conversar sobre como as atitudes de cada um podem contribuir para o uso sustentável da água e conservação da espécie”, destaca Wellington Viana, biólogo do Projeto Pato Aqui, Água Acolá.

A Campanha Procura-se Vivo é desenvolvida pelo Projeto Pato Aqui, Água Acolá, do Instituto Terra Brasilis e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

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logo serra da canastra

Pato-mergulhão torna-se símbolo do Parque Nacional da Serra da Canastra

08/11/2018

O pato mergulhão, ave criticamente ameaçada de extinção, foi escolhido para compor a nova logomarca do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Essa região é uma importante área para a sua conservação, pois abriga mais da metade de todos os patos-mergulhões conhecidos. A espécie é considerada um indicador da qualidade ambiental e foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como símbolo das águas brasileiras.

Para a criação da logomarca, o Conselho Consultivo do Parque realizou uma campanha com alunos de escolas públicas dos municípios abrangidos pelo Parque. Os dez melhores desenhos foram escolhidos para inspirar a logomarca.

Além do pato-mergulhão, a Cachoeira Casca D’anta, maior queda do rio São Francisco, com 186 metros de altura, também está representada na nova marca. As cores do desenho remetem ao padrão de coloração do pato mergulhão e às nuances de cores da Serra da Canastra em diferentes estações do ano.

O Terra Brasilis realiza o Projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, para promover a conservação do pato-mergulhão e da boa qualidade da água na região da Serra da Canastra.

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