Notícias

 

expedicao araguari

Expedição localiza 16 patos-mergulhão na região da Serra da Canastra

25/10/2019

No período de 23 a 30 de setembro os pesquisadores do Instituto Terra Brasilis percorreram cerca de 150 km do rio Araguari, localizado ao norte do Parque Nacional da Serra da Canastra. Durante essa expedição, 16 patos-mergulhão foram registrados (dentre adultos e filhotes de cerca de 2 meses de vida) correspondendo a 5 territórios.

Essa ação faz parte do projeto ‘Implementação das ações prioritárias do PAN Pato-mergulhão 2018-2022’ realizado pela FUNATURA com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A iniciativa tem como prioridade a avaliação detalhada dos locais de ocorrência do pato-mergulhão e de outros espaços com habitat potencial para a espécie. A equipe irá realizar novas expedições na região no próximo ano.

Compartilhar

 

 

Estudo Biolgico do pato-mergulhao - Foto Lvia Lins

Conservação do pato-mergulhão

Terra Brasilis inicia novo projeto para levantamento da ocorrência da espécie

19/09/2019

A pesquisa para a conservação do pato-mergulhão ganhou novos aliados. O Instituto Terra Brasilis assinou um termo de cooperação técnico/científica com a Fundação Pró-Natureza – FUNATURA para desenvolver o projeto ‘Implementação das ações prioritárias do PAN Pato-mergulhão 2018-2022’. Esse projeto de realização da Funatura conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A iniciativa tem como prioridade a avaliação detalhada dos locais de ocorrência do pato-mergulhão e de outros espaços com habitat potencial para a espécie.

Entre os dias 23 e 30 de setembro, os pesquisadores do Terra Brasilis estarão em campo para a primeira campanha desse projeto. Os biólogos irão percorrer o rio Araguari, na região ao norte do Parque Nacional da Serra da Canastra, para realizar um levantamento da ocorrencia da espécie na região.

Compartilhar

 

 

expo balo2

Pato-mergulhão no Festival de Balão da Serra da Canastra

Projeto Pato Aqui, Água Acolá promove exposição sobre a espécie e a riqueza natural da região

10/07/2019

O projeto Pato Aqui, Água Acolá esteve presente no 3º Festival de Balão da Serra da Canastra, realizado na cidade de São Roque de Minas O evento, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de julho, misturou gastronomia, balonismo e música atraindo diversos turistas para a região. O projeto participou dessa mistura levando uma exposição sobre o pato-mergulhão para o evento.

Com o tema "Você e o pato-mergulhão têm muito em comum!", a exposição trouxe imagens da espécie e de paisagens da região da Serra da Canastra. As fotos são acompanhadas de textos com várias curiosidades sobre o pato-mergulhão, uma das 10 aves aquáticas mais ameaçadas de extinção do mundo e que encontra na região da Serra da Canastra um dos seus últimos refúgios. As mensagens foram todas pensadas para aproximar as pessoas do universo do pato-mergulhão e sensibilizá-las para a conservação ambiental.

O Festival de Balão foi organizado pela Estância Capim Canastra, Ecopousada Beira de Mato, Canastra 360 e Via Aérea Balonismo. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Pato Aqui, Água Acolá, do Instituto Terra Brasilis, vem desenvolvendo inúmeras ações voltadas para a conservação do pato-mergulhão na região da Serra da Canastra.

 

Compartilhar