logo serra da canastra

Pato-mergulhão torna-se símbolo do Parque Nacional da Serra da Canastra

08/11/2018

O pato mergulhão, ave criticamente ameaçada de extinção, foi escolhido para compor a nova logomarca do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Essa região é uma importante área para a sua conservação, pois abriga mais da metade de todos os patos-mergulhões conhecidos. A espécie é considerada um indicador da qualidade ambiental e foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como símbolo das águas brasileiras.

Para a criação da logomarca, o Conselho Consultivo do Parque realizou uma campanha com alunos de escolas públicas dos municípios abrangidos pelo Parque. Os dez melhores desenhos foram escolhidos para inspirar a logomarca.

Além do pato-mergulhão, a Cachoeira Casca D’anta, maior queda do rio São Francisco, com 186 metros de altura, também está representada na nova marca. As cores do desenho remetem ao padrão de coloração do pato mergulhão e às nuances de cores da Serra da Canastra em diferentes estações do ano.

O Terra Brasilis realiza o Projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, para promover a conservação do pato-mergulhão e da boa qualidade da água na região da Serra da Canastra.

Compartilhar